Entre a formalidade e o encantamento

A Carta do Achamento do Brasil, escrita por Pero Vaz de Caminha em maio de 1500, é muito mais do que um relatório oficial ao rei Dom Manuel. O documento transita entre a necessidade burocrática de descrever terras para domínio e o encanto genuíno diante de um mundo novo. Caminha observa cenários, compara comportamentos e narra com vivacidade o que viu, como se estivesse descrevendo um recanto recém-saído da criação.

O jogo de palavras e a nudez

Um dos pontos altos da análise do jornalista e crítico de arte Romildo Sant'anna é o uso ambíguo da palavra "vergonha" no texto original. Ao descrever as mulheres indígenas, Caminha nota que elas andavam nuas, sem cobrir suas partes íntimas, chamadas de "vergonhas". Para os portugueses, isso gerava constrangimento moral, mas o escritor inverte a lógica:

  • As "vergonhas" (partes íntimas) das índias eram tão limpas e naturais que não causavam vergonha nos observadores lusitanos.
  • Havia uma dissolução do constrangimento pela espontaneidade dos corpos nativos.

Comparação com as mulheres portuguesas

Caminha também usa o corpo feminino como medida de comparação. Em um trecho célebre, ele afirma que a graça natural de uma jovem indígena seria motivo de vergonha para muitas senhoras de Portugal, que não possuiriam tal beleza. Essa passagem revela como o descobridor, ao descrever o outro, acaba se descobrindo a si mesmo e refletindo sobre os valores de sua própria cultura.

Legado literário e histórico

A carta pode ser lida sob diferentes óticas: registro etnológico, primeira peça literária tropical ou documento histórico. No entanto, a forma como Caminha equilibra a liberdade descritiva com a formalidade do cargo cria uma obra-prima que aproxima dois mundos distintos — o ameríndio e o ibérico — através da linguagem e da observação atenta.